quinta-feira, 17 de abril de 2008

Guia do Churrasco Feliz




Churrasco especiaria gaúcha e popular no Brasil. É a arte de assar carne na brasa com espetos ou estacas, se for mais campeiro. Um bom churrasco tem como função principal reunir amigos, familiares, inimigos e até desconhecidos.
Um churrasco que se preze deve ter carne, obviamente, e salsichão e/ou coraçãozinho para o aperitivo. Uma caipirinha no verão é uma marca e algo indispensável ou um whisky no inverno ou até mesmo no verão para o assador e seus assistentes. Sendo assistentes todos os demais homens presentes no churrasco. Porque todos, o cara pode ser japonês, mas ele sempre dá um pitaco em como acender o fogo ou espetar a carne.
Mas na hora de por a mão na massa são apenas um ou dois que colocam sendo um deles, geralmente, o organizador ou oferecedor do churrasco.
Cerveja, líquido que ao contrário de vários outros líquidos contêm cereais logo alimenta e é essencial para o bom desenvolvimento do processo de assar a carne. Algo importante a ser alertado é que a caipirinha e o whisky são apenas degustados e logo substituídos pela cerveja.
A temperatura da cerveja deve ser -4ºC para uma melhor digestão e para preservar o sabor dos seus cereais. Coca-cola é essencial para um bom andamento durante todo o churrasco ela poderá evitar alguns inconvenientes e também será responsável por outros. Exemplo:
O indivíduo tomou 12 garrafas de 600ml de cerveja e meio copo de coca e acaba vomitando logo após “chamar o Hugo” ele diz: Deve ter sido a coca que me fez mal.
Viu como ela sempre será a responsável por algum inconveniente, mas apesar disso, ela é indispensável.
O churrasco para ter um andamento melhor deve possuir no mínimo duas marcas de cerveja sendo a de pior fama deixada por ultimo, para integridade dos convidados. A salada de maionese deve ser preparada pelas mulheres para não ocorrer de ela virar maionese de cebola com batata, mesmo que ninguém coloque cebola na maionese.
Outra coisa essencial é deixar um salsichão, de preferência o que se desmanchou todo na hora de espetar, sem assar. Para o caso de algum convidado de gosto inusitado lá pelo fim do churrasco venha a ter o que comer. Assim como um salsichão deve cair do espeto e assar direto na brasa, ou seja, salsichão na brasa. Deixe o salsichão assar por alguns minutos ali depois o tire e raspe o carvão grudado no salsichão e está pronta essa especiaria de churrasqueiro goiano.
O churrasco pode ser servido numa gamela ou qualquer outra vasilha cortado em pedaços grandes ou posto no porta-espeto num lugar estratégico da mesa sendo assim os convidados que cortem os seus pedaços. Esse último é o melhor modo, mas não é muito utilizado porque são poucos o que têm a porta-espeto e os que têm não usam por preguiça de lavar depois.
As cebolas assadas devem passar do ponto para inundar todo o ambiente com o cheiro de cebola e os pães dormidos que foram espetados e colocados na churrasqueira devem ser esquecidos sendo lembrado da sua existência somente no meio do almoço ou jantar e assim ficando os pães torrados.
Quando a carne é pouca o anfitrião deve enfiar pão nos convidados para eles se estufarem e elogiar o pão, pão esse comprado pela manhã e não o amanhecido.
Para o churrasco continuar feliz a cerveja não deve ficar morna ou quente jamais. Mas para saber se o churrasco está bom ou não, a falta dela pode ser um termômetro. Se o churrasco estiver bom os convidados até então somente se aproveitando da sua generosidade vão fazer uma vaquinha pra comprar outro engradado, caso ele esteja ruim eles vão embora. Mas faça isso só no caso de churrasco entre amigos, churrasco em família e de negócios a cerveja não deve acabar jamais, isso poderá arruinar a sua imagem como genro, pai, irmão, cunhado, tio, primo ou avô. E no caso do de negócios isso arruinará a sua imagem no trabalho e no mercado em geral e com seus concorrentes que o taxarão de falido e sem grana.
A música de preferência de boa qualidade. Samba de raiz e gaudérias são as mais tocadas um rockzinho não está descartado, mas deve ser muito bem estudado o seu momento de tocar. Mas para o churrasco ser bom deve ter aquele rádio velho do seu avô que só sintoniza rádio AM e que o som sai mais zunido que colméia de abelha. E que quando ele é desligado a sensação de alívio é imensa.
Os assuntos de um churrasco que se preze devem passar por política, previsão do tempo, futebol, mulher, trabalho (caso for com colegas de trabalho) ou economia, doenças, futebol, mulher, cerveja, televisão, futebol, mulher e política. Mais ou menos nessa ordem, mas nessa quantidade. Se um desses assuntos faltarem o seu churrasco não foi perfeito.
Um churrasco eficiente deve ter algum engraçadinho que faça uma piada sem graça e passe vergonha na frente de todos. Mas deve ter também alguém que conte pelo menos uma piada eficiente.
A sobremesa deve ser obrigatoriamente ser preparada por alguma das mulheres ou comprada por alguma delas para se poder elogiar. Porque se algum homem que a fizer ou comprar o elogio é descartado e esse homem na realidade era o que todos pensavam: uma bixa loca.
Lavar a louça é tarefa feminina sem a menor possibilidade de haver outra opção. A louça é de inteira responsabilidade feminina. Porque o homem fez a comida então deve sair isento dessa ingrata tarefa feminina.
Para um sucesso incondicional a carne deve ser macia e ao ponto, nem crua demais nem assada demais. Jamais deve passar do ponto e nem ser crua porque senão você será mal falado durante anos senão eternamente. O sal deve ser também muito bem estudado a carne não pode ser salgada demais, o que provoca maior sede e assim a cerveja vai mais rápido, e nem sem sal o que faz com que as pessoas bebam mais por achar a carne sem graça.
Após todas essas etapas a melhor maneira de se livrar dos convidados é a falta de cerveja no caso do churrasco com os amigos. No caso da família é inventar alguma desculpa com algum filho ou a sogra. No caso do churrasco de negócios você não deve tentar se livrar dos convidados isso poderá ser percebido e espalhado depois para seus chefes, concorrentes, inimigos e colegas. E essa má fama será inesquecível para eles.

PS: Se você inventar de fazer um churrasco apenas com salsichão e pão. Você é muito cara de pau para chamar isso de churrasco.



Nenhum comentário: